sábado, março 04, 2006

Devaneio

A União Europeia aprovou um subsídio para vítimas da globalização. Assim de memória, acho que pagam 10 mil euros a trabalhadores que tenham perdido o emprego por causas relaccionadas com a globalização, como por exemplo a deslocalização.
Permitam-me um devaneio, com um exemplo inventado:
1 - Há 10 anos, a "Calcantes" recebeu 10 milhões de euros de ajudas através de programas comunitários para se instalar em Sapatos City.
2- Anteontem, a "Calcantes" mudou a produção para a Hungria, ao abrigo de um programa da União Europeia, recebendo 10 milhões de euros de incentivos. Fechou a fábrica em Sapatos City e deixou mil pessoas no desemprego.
3 - Todos cumpremos requesitos para beneficiar do subídio de globalização. Como dizia o antigo 1º Guterres, é só fazer as contas - mais dois milhões a sair da UE.
4 - Se contabilizarmos os benefícios fiscais concedidos pelo Governo ao longo da década que esteve instalada em Sapatos City, fica bem a ver-se que isto de criar emprego, fechar e deslocalizar parece um belo negócio.
É certo que, enquanto cá estão, há emprego, menos depressão, há produção, divisas da exportação, talvez algum dinheiro em impostos - dependendo da extensão dos benefícios fiscais. Mas, fazendo as contas, será que a coisa compensa aos Governos e à UE?

4 Comments:

Blogger Rui Martins said...

Pois é... Bem apanhado... Li tb que o fundo era apenas de metade daquilo pedido inicialmente por Fujão Barroso. E tb que iria abranjer apenas 50 mil europeus. Exacto, 50 mil.

Parece-me bem mais importante, acabar com o dumping social chinês e indiano e com dumping subsidiado da PAC e dos EUA.

12:35 da manhã  
Blogger Belmiro said...

Obrigado pelo comentário e pela informação adicional. Muitas vezes leio as coisas, mas quando vou escrever já não estou de posse de todos os dados e cito muito de memória, correndo risco de ser impreciso.

A questão da China parece-me bem apanhada. Trata-se de um mercado de 1,3 biliões de pessoas, sensivelmente 1/5 da população mundial. Por isso, a UE os EUA têm muito cuidado nas relações com os chineses. Ainda por cima, há uma espécie de "chantagem" chinesa, porque eles são uma das potências nucleares autorizadas - como signatários do Tratado de Não Prolifereração Nuclear - e têm um potencial militar que, segundo especialistas, é o mais forte no Mundo. Além disso, li hoje no Jornal de Notícias, que os chineses vão aumentar em 14,7% o orçamento militar. Parece que tem algo a ver com a "rebeldia" de Taiwan. Mas, será assim tão dissociável da aproximação de Geoge Bush à Índia?

3:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info
http://www.bbwdating8.info/Desirae-cum.html security work home pc forum security systems dti security system manuals video surveillance in mental institutions

5:29 da tarde  
Blogger Unknown said...

有機食品
有機米
米老大
用品

6:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home