sexta-feira, março 03, 2006

Mangas por urânio

Estados Unidos e Índia assinaram um acordo de cooperação nuclear civil. Basicamente, os indianos abrem 14 dos 22 reactores nucleares às inspecções internacionais, continuam com o programa nuclear militar e mantêm-se fora do tratado de Não Proliferação Nuclear. Em troca, os estados unidos fornecem tecnologia civil nuclear, urânio e combustível. Só!?

O que parece não é. A Índia importa 70% do petróleo que consome - estima-se que esta dependência suba para 85% bos próximos anos - e certamente os EUA estarão prontos para vender o petróleo necessário a manter de pé a terceira maior economia da Ásia.

No discurso que se seguiu à assinatura do acordo, Bush disse que os americanos estavam ansiosos por comer as mangas indianas. O presidente norte-americano reconheceu que as trocas comerciais entre os dois país vão intensificar-se e os especialistas acreditam os 28 milhões de dólares "trocados" entre Índia e EUA estão muito aquém do que é possível.

Com mais de um bilião de habitantes, a Índia é um imenso e aptecível mercado. Os americanos vão comer-lhes bem mais que as mangas...